Blog Confiança

Broca de madeira: saiba o que é, como evitar e por qual motivo ele é confundido com o cupim

A broca de madeira é um inseto presente na natureza, popularmente também é conhecido como bicho de madeira. Quando encontrado em ambientes urbanos é considerado uma praga que precisa ser controlada, pois causa diversos danos as madeiras com buracos similares aos feitos com furadeira. Portanto, trazem diversos prejuízos financeiros e estruturais ao ser humano, muito parecido com o do cupim.

As espécies de broca de madeira mais encontradas no ambiente urbano são as pertencentes as famílias Anobiidae e Lyctidae. No geral, esse besouro pequeno pode medir de 2,7 mm até 7 mm, dependendo da espécie, alguns têm coloração marrom ou avermelhada. Por sua mandíbula forte consegue perfurar madeiras, se alimentando de celulose, presente em móveis, rodapés, livros e estruturas desse material.

A broca de madeira não costuma ter um tempo longo de vida, mas isso não impede que os estragos sejam significativos, já que o que mais causa danos são as suas larvas. Por isso, é primordial estar atento as medidas de prevenção e combate desse inseto indesejado.

Cupim X Broca de madeira

Esse besouro é muito confundido com os cupins, devido à destruição da madeira acontecer de forma similar, esfarelando e deixando o pó da madeira no local atacado, a diferença entre os dois é a textura do pó deixado, já que o da broca de madeira é mais fino, como talco, e possui textura diferente.

Além disso, a broca faz um som característico quando presente nos locais, popularmente os ruídos já foram interpretados como assombração, por residentes.

Mesmo com algumas diferenças entre as espécies, é indispensável a vistoria de uma equipe especializada no assunto, para identificar o problema efetivamente, realizar as orientações e os tratamentos assertivamente.

Como evitar e combater?

Para evitar a broca de madeira, os cuidados são muito parecidos com o dos cupins. Listamos algumas medidas essenciais para te ajudar a dificultar a infestação desse besouro. Confira:

  • Utilize madeiras que evitem a infestação de cupins e brocas, como madeiras tratadas, envernizadas ou que tenham sido aplicadas tintas e repelentes
  • Coloque malhas em portas e janelas para evitar a entrada desse inseto
  • Evite estocagem inadequada de madeiras
  • Evite estocar caixa de madeira e papelão
  • Realize vistorias em rodapés, móveis e outras estruturas de madeira
  • Não acumule objetos de madeiras em locais úmidos
  • Solicite o controle de pragas periodicamente com uma empresa especializada

É fundamental que o aparecimento desse inseto seja controlado, por isso, se ele invadiu o seu local, para combater, é indispensável a ajuda de profissionais na área de controle de pragas, orientação e desinsetização. Buscando a origem das pragas para solucionar efetivamente o problema.

Seja no seu lar ou empresa, conte conosco, para mais segurança e conforto. Em caso de dúvidas contate a Desinsetizadora Confiança!