Quais são os perigos das baratas?
As baratas são pragas urbanas que invadem diversos espaços, na grande maioria seus hábitos são noturnos, quando saem em busca de alimento e água. A dieta desses seres não é exigente, portanto, comem qualquer lixo orgânico que encontrem, restos de comidas, plantas murchas, animais em decomposição, entre outros.
Pertencentes a Ordem Blattodea, esse inseto percorre locais muito sujos, residindo em esgotos, por exemplo. Quando em contato com os seres humanos, geram incômodos por onde passam, seja em residências, comércios ou indústrias. Além de serem asquerosas, elas transmitem diversas doenças, entre elas estão: salmonelose, infecções, febre tifoide, gastroenterite, diarreia geral, asmas, alergias e algumas podem até morder a pele das pessoas.
Quais os tipos?
Para que você conheça mais sobre essa praga urbana e entenda como combatê-la é essencial saber quais são os tipos mais comuns no Brasil, por isso, confira essa lista.
Barata americana (Periplaneta americana) – também conhecida como barata de esgoto, essa espécie é a que mais gera medo entre as pessoas, com corpo marrom e cabeça amarelada, chega a medir até 5 cm de comprimento, além de possuir asas e voar para todos os lados.
Comem alimentos ricos em açúcar, gordura e amido, além de fontes de celuloses, excrementos e insetos. Algumas dicas para prevenir são: limpeza do ambiente, vedação do lixo, proteção de ralos e tubulações.
Barata francesinha (Blattella germanica) –também pode ser chamada de barata germânica ou alemã, costuma invadir cozinhas residenciais, estabelecimentos e indústrias alimentícias, por serem atraídas por proteínas, açúcar, amido e gordura. Além disso, podem comer sabão e cola e em casos extremos de necessidade podem ter comportamento canibal, se alimentando da própria espécie.
Sua principal característica é a cor castanho-claro com 2 faixas escuras, além de seu tamanho pequeno de 1 até quase 2 cm de comprimento. São conhecidas por possuírem asas, mas não voar, serem mais resistentes a inseticidas e aparecem no período da noite e no fim da tarde.
Para evitar, o ideal é vedar e guardar bem os alimentos, embalar os lixos, não deixar aberto acessos com a área externa, limpar corretamente os equipamentos e a caixa de gordura.
Barata oriental (Blatta orientalis) – essa espécie é a menos comum de aparecer, costuma invadir estabelecimentos para se alimentar, mas gosta de viver em locais escuros e com muita umidade. Por isso, e por se atrair por matéria em decomposição, é mais encontrada próximo às latas de lixos.
Essa barata, mede de 2 a 3 cm, possui a capacidade de voar curtos espaços e, quando comparada as outras, é mais lenta.
As boas práticas para evitar essa espécie são: manter os alimentos bem vedados e guardados, proteger os ralos e tubulações, tampar frestas e buracos de acessos.
Como combater uma infestação?
As dicas anteriores são fundamentais para evitar esses seres, mas em casos de infestações o ideal para combater e até mesmo evitar a volta das baratas, é contratar uma equipe especializada em desinsetização. Afinal, para cada espécie de barata, pode ser necessária uma solução diferente.
Nesse procedimento, a equipe especializada no ramo, investiga o ambiente e a origem do problema, buscando eliminá-lo totalmente. Além disso, são utilizados produtos específicos e fabricados com componentes de qualidade, atingindo diretamente as colônias desse inseto, bem diferente de métodos caseiros.
Para entender melhor sobre o assunto recomendamos que você leia também o nosso conteúdo “Conheça mais sobre a desinsetização de ambientes”.
Seja no seu lar ou empresa, conte conosco, para mais segurança e conforto. Em caso de dúvidas contate a Desinsetizadora Confiança!